quarta-feira, 6 de maio de 2009

Campeonatos estaduais e reflexão para o Brasileiro

Primeiramente gostaria de parabenizar todos os campeões estaduais Brasil à fora. Muitos questionam a qualidade dos torneios regionais, e alegam que não é parâmetro para a temporada, algo plenamente justificavel. Mas o estadual ainda conserva aquela mística da rivalidade (sadia) entre as equipes da mesma cidade.
A edição de 2009 teve um diferencial em relação as demais, com quatro campeões invictos (Internacional-RS, Corinthians-SP, Cruzeiro-MG e Sport-PE).
No Rio Grande ficou evidente que o Colorado possui uma excelente equipe, disposta a ganhar tudo no ano de seu centenário. Em São Paulo, Mano Mezes finalmente encontrou o Corinthians "ideal, na 2ª fase, além é claro da volta triunfal do Fenômeno Ronaldo. O Corinthians vem forte, entrentanto ainda pode esbarrar na limitação de seu elenco e no escarcel da mídia.
Em Minas, o incompreendido Adilson Batista acertou ao manter a base celeste. Hoje sua equipe joga o melhor futebol do Brasil, mas o fato desse Cruzeiro ser formado por jovens pode pesar na decisão.
O Leão da Ilha (a exemplo do Internacional ) foi campeão com o pé nas costas, porém na Libertadoes a história e outra e a camisa pesa (e muito). Por não ter marcado fora de casa, contra o Palmeiras, o Sport poderá dar adeus a competição continental mesmo jogando na Ilha de Lost (como diria Xico Sá).
No mais está tudo igual Botafogo e Atlético-MG, mais uma vez podem dar as mãos e comemorar o vice (denovo). Grêmio, São Paulo e Palmeiras apostam tudo na Libertadores e certamente brigarão pelo título do BR-09. Já o Flamengo esse sim tem um grande adversário, o próprio Flamengo e com Adriano então, não sei não é muito folclore para pouco futebol na Gávea.
E assim caminha o glorioso futebol brasileiro. Espero que em dezembro não tentem derreter o trófeu novamente.
Um bom campeonato a todos.
Diogo Patroni

Nenhum comentário:

Postar um comentário