segunda-feira, 23 de março de 2009

Grafite e o gol


E não é que Grafite, aquele medíocre avante que saiu achincalhado do São Paulo em 2007 tornou-se no último sábado (21) o dono da melhor média de gols da história da Bundesliga! O feito por si só já é louvável, mas o que o torna ainda mais consagrador é o fato do brasileiro ter superado ninguém menos que Gerd Müller, um dos mais letais atacantes em todos tempos. Segundo levantamento do “Bild”, o índice do camisa 23 do Wolfsburg é de um gol a cada 72 minutos- assinalou até o final da 25ª rodada 18 tentos em 16 aparições na liga local, dividindo a artilharia com o bósnio Ibisevic. Já o lendário Müller (segundo maior artilheiro da história das Copas do Mundo), acumulou na época 1971/72 a média de um gol a cada 77 minutos- na ocasião, balancou a rede em 40 oportunidades pelo Bayern de Munique. Os gols em profusão do ex-são- paulino em terras germânicas surpreendem muita gente por aqui e já alimentam conjecturas acerca da qualidade do futebol jogado no país três vezes campeão mundial. Eu não coloco em dúvida a fase ímpar de Grafite que, além da frieza no momento da finalização, mostrou-se ser um eficiente construtor de jogadas, haja vista as inúmeras tabelas com o seu parceiro de ataque, o eslovaco Dzeko. Quanto ao Campeonato Alemão, me limito a dizer que é disparado o certame mais divertido de se acompanhar no momento, seja pela vocação de suas equipes a ofensividade (até os times pequenos são atrevidos) ou simplesmente pelos comentários impagáveis de Gerd Wenzel nos canais ESPN.


Ricardo Gomes

Um comentário:

  1. Só tenho duas lembranças do Grafite. A primeira foi quando ele marcou dois gols contra o Juvenus da Moóca (tem que explicar) e salvou o Corinthians de ser rebaixado no paulista de 2004. E a outra foi no caso Desábato, que foi preso ainda no campo, por ofensas racistas contra o Grafite.
    E agora o cara é o artilheiro do campeonato Alemão. Daqui a pouco surgirão campanhas para que ele seja convocado só para "apurrinharem" o Dunga como no caso Amauri.

    Abraços

    ResponderExcluir