quinta-feira, 19 de março de 2009

Tottenham Hotspur Football Club

"Não sou daqueles que gostam de dizer que têm times de coração em todos os lugares – particularmente, acho estranhíssimo, aliás, quem diz torcer por uma equipe em cada estado brasileiro, por exemplo. Sou corintiano devoto, mas só tenho alguma simpatia pelas equipes menores de São Paulo, como a Portuguesa ou o Juventus.
O mesmo se aplica no caso de clubes do exterior. Nesse caso, no entanto, duas exceções: uma delas é o Sporting, em Portugal. A outra, dá início a esta série de especiais, que englobará não somente clubes, mas também seleções, jogadores e partidas históricas".

História
No norte de Londres, pelos idos de 1882, um grupo de jovens, parte deles vinda do clube de cricket local e outra parte de estudantes de Gramática, deu início à história do Hotspur FC, com o intuito de entrarem de cabeça no ascendente mundo do futebol.
Dois anos depois, o nome da agremiação sofreria uma alteração que dura até os dias de hoje, sendo sinônimo de tradição e glórias: Tottenham Hotspur.
Àquela época, o primeiro uniforme dos Spurs era formado por camiseta e calções azuis-escuros, o que se modificou em 1887 para azul-claro e, em 1890 para um conjunto formado por camisetas vermelhas e calções azuis-escuros.

A primeira partida do Tottenham foi disputada em 1885, quando o jovem clube londrino enfrentou e venceu o St. Albans por 5 a 2, na disputa de um torneio na capital inglesa.
O amadorismo deu rapidamente espaço para o profissionalismo, já no ano de 1895. Na temporada seguinte, primeira disputa oficial: Divisão Um – Liga Sul. A essa altura o Tottenham ostentava uma combinação nova de cores: dourado e marrom.

O Marshes foi o primeiro local a receber as partidas do clube, até 1898, quando o Tottenham assumiu o Northumberland Park, onde chegou a abrigar partidas com 14 mil espectadores – número altíssimo para o final do século XIX.

Não satisfeita com o espaço, a direção da equipe tomou uma postura ousada já no ano seguinte, ao se transferir para o espaço que hoje é conhecido como White Hart Lane, estádio com capacidade para 36 mil fãs.

O primeiro título veio em 1900 – a Liga Sul, imediatamente seguido, em 1901, pela conquista da Copa da Inglaterra, o mais tradicional torneio de futebol do planeta. Esta foi a única ocasião em toda a história na qual um clube não-filiado sagrou-se campeão da competição.
Depois desse sucesso meteórico, o Tottenham continuou a subir, mas com menor velocidade. O ápice foi a chegada à Primeira Divisão inglesa em 1909, de onde seria rebaixado em 1915 e para onde só voltaria em 1920.
Com mais algumas idas e vindas, o clube alcançou em 1938 o recorde de público numa partida, que perdura até hoje: 75.038 pessoas, no jogo contra o Sunderland, válido pela Copa da Inglaterra.
O primeiro título do Campeonato Inglês veio para o Tottenham em 1951. Dez temporadas depois da conquista, outro marco na história do clube: tornou-se o primeiro a faturar a “dobradinha” (títulos do Campeonato Inglês e da Copa da Inglaterra) no século XX.

Os troféus internos se tornaram uma constante para os Spurs – desde então, foram mais cinco Copas da Inglaterra (1962, 1967, 1981, 1982 e 1991) e quatro Taças da Liga Inglesa (1971, 1973, 1999, 2008). No entanto, as fronteiras da Inglaterra ficaram pequenas e o sucesso ganhou o continente.

Já em 1963, o Tottenham se tornou o primeiro clube inglês a vencer a Copa dos Campeões da Europa, competição disputada apenas pelos vencedores das Copas dos países e que foi extinta na temporada 1998-99. Dois títulos da Copa da UEFA, em 1972 e 1984, colocaram definitivamente a esquadra do White Hart Lane no cenário mundial do futebol.

Desde o início da Premiership/Premier League, em 1992, os tempos do Tottenham se tornaram menos vitoriosos – em duas décadas, somente dois títulos da Taça da Liga Inglesa – mas longe de apequenar a história de um dos clubes mais tradicionais do planeta.

Principais craques
Gary Lineker – o mais conceituado atacante inglês da década de 80 atuou 138 vezes com a camisa do Tottenham, marcando impressionantes 80 gols. Durante sua passagem os Spurs venceram a Copa da Inglaterra em 1992.

Glenn Hoddle – tido como o jogador inglês mais talentoso de sua geração, Hoddle vestiu o manto dos Spurs em 12 temporadas – entre 1975 e 1987. Levantou duas Copas da Inglaterra e uma Copa da UEFA, pavimentando seu caminho para as 53 convocações para a Seleção.

Terry Dyson – o baixinho de 1m62 marcou sua passagem de 10 anos pelo Tottenham sendo o lépido meio-campista que jogava pelas alas (o famoso winger) da equipe campeã da “dobradinha” de 1961.

Curiosidades
- O mascote do Tottenham é um galo
- Boa parte da torcida do clube é formada por judeus, o que, historicamente, propiciou atos anti-semitas contra esses torcedores
- O primeiro patrocínio do clube – da cerveja Holsten – surgiu apenas em 1983, nada menos do que 101 anos após a sua fundação.
- Está prevista a construção de um novo e maior estádio para o Tottenham até 2012, ano dos Jogos Olímpicos de Londres, nas imediações do White Hart Lane.
-O primeiro jogo diante do maior rival do clube, o Arsenal, foi jogado em 1887 e não terminou. O motivo? Falta de luz natural – os Spurs venciam por 2 a 1.
- Além do Arsenal, as grandes rivalidades do Tottenham ficam com o Chelsea e o West Ham.
- A receita obtida do primeiro jogo em White Hart Lane, um amistoso contra o Notts County, em 1899, foi de 115 libras.


Rodrigo Furlan

2 comentários:

  1. Olá amigo, navegando na internet achei essa matéria.

    Sou Cruzeirense, e tenho tbm duas excessões em times estrangeiros: a Inter de Milão e meu querido Tottenham, um clube tradicionalíssimo que perdeu espaços aqui no Brasil para as "modinhas" da vez. Mas somos muitos nessa imensidão de Brasil.
    Go Spur's...Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Sou São Paulino, e como você e o Waltinho acima, tenho minhas excessões. Os Spurs, e o Madrid desde criança, com a ida do ídolo Roberto Carlos, numa época que eu jogava na lateral esquerda.

    Rumo a UCL!

    ResponderExcluir