A demissão de Felipão pelo Chelsea não é nenhuma novidade para treinadores brasileiros na Europa. Um dos mais recentes (e último) foi Vanderley Luxemburgo que treinou o Real Madrid, em 2005.
Assim como Luxa, Felipão não fazia uma campanha excepcional no comando dos "blues", mas também não fazia uma das piores. O brasileiro teve o pior desempenho (64%) entre os últimos dois técnicos que passaram pela equipe londrina. José Mourinho teve 82% de aproveitamento e conquistou dois títulos da Premier League, o israelense Avram Grant teve 72% e conduziu a equipe á primeira Final da Champions League, no ano passado.
As façanhas dos sucessores só foram possíveis graças a ingestão de capital, para que se montassem verdadeiros esquadrões. Por conta da crise financeira e dos milhões jogados ao vento pelo magnata Roman Abramovich, Felipão só ficou com a sobra . O que é Ballack, Ash Cole e Drogba? Com a contusão de Joe Cole, a equipe não teve reposição à altura e com isso o elenco ficou muito enfraquecido. Outro motivo pelo "insucesso" de Big Phil foi a falta de comprometimento de seus atletas, uma vez que muitos sonhavam com futuras negociações.
Quem acompanha futebol sabe o que acontece nos bastidores. É evidente que existe um boicote a capacidade dos treinadores brasileiros. Da mesma forma aconteceu com Luxemburgo e acontecerá com outros brasileiros que se aventurarem no velho continente.
Diogo Patroni
Jonas Bloch
Há 13 anos
Resta saber será o Felipão o provavel substituto de Dunga na seleção brasileira ? ou seu destino será mesmo um clube Inglês??
ResponderExcluirIgor Fernando